quarta-feira, 30 de agosto de 2006
Creixomil com água pública
Depois da longa empreitada destinada a instalar de raiz a rede pública de abastecimento de água em Creixomil, começaram nas últimas semanas a ser ligadas à rede as primeiras habitações. Tal facto vem colmatar algumas necessidades da população, nomeadamente na zona da Avenida Padre Gomes da Costa, que em alturas do ano mais quentes ficavam sem água. Extremamente útil foi também a colocação de bocas-de-incêndio em locais estratégicos.
Neste momento encontra-se em fase de obra a instalação da rede de abastecimento no lugar do Outeiro que irá ligar ao ramal proveniente de Vilar do Monte, devido elevação da zona.
De lamentar é o facto bem visível de como ficaram as estradas da freguesia, provavelmente por falta de acompanhamento activo durante a execução da obra por quem de direito.
Em projecto está a rede de saneamento que se aguarda a qualquer momento a sua execução.
Falando sobre a importância da água, já se sabe que é um bem precioso indispensável, classificador importante da qualidade de vida, sendo necessário preservar sua qualidade e sobretudo poupá-la, e para ficar a saber alguns conselhos práticos para poupar água, veja aqui.
Como curiosidade pode ver aqui a evolução das várias formas de captação de água ao longo dos tempos desde 3000 A.C..

Contactos úteis:
Águas de Barcelos, S.A.
Av. João Duarte, nº96
4750-175 Arcozelo
Tel.: 253 813 814
Fax: 253 813 815
adb@aguasdebarcelos.pt

Águas do Cávado - www.aguas-cavado.pt
Águas de Portugal - www.adp.pt
Instituto da Água (INAG) - www.inag.pt
Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) - www.irar.pt

fotos by PRENES