Segundo o parecer emitido nos termos da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto, pela Comissão de Heráldica, a 22 de Julho de 2002, a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da Freguesia de Creixomil, Município de Barcelos, é a seguinte:
Brasão: escudo de prata, com uma roda de azenha de vermelho, realçada de ouro; em chefe, laranja de sua cor, folhada de verde e uma flor de linho de azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "CREIXOMIL - BARCELOS"
Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Creixomil - Barcelos".
Surpreendentemente o brasão que foi aprovado em Assembleia de Freguesia, no passado dia 10 de Dezembro de 2005, com os votos a favor do PS e votos contra do PSD, foi o seguinte:
O que deixa muitas duvidas que até hoje ainda não foram devidamente esclarecidas:
- Como qualquer pessoa deve reparar o símbolo apresentado e “aprovado” não coincide com o parecer heráldico apresentado, porquê?
- A simbologia apresentada será que consegue representar de forma correcta e única a Freguesia de Creixomil, assim como as suas pessoas?
- A história, cultura, religião e hábitos de Creixomil não terá simbologia mais representativa?
- E no futuro, o que irão dizer os nossos filhos deste símbolo?
- Porquê não houve um prévio diálogo com a população para debater o assunto adequadamente?
Muitas mais questões se poderão colocar, mas pelos vistos quem as deveria responder nem as quer ouvir.
Mas creio que havendo vontade, poderá ser feito um trabalho exemplar e de comum acordo para o bem do futuro de Creixomil.
Deixem as vossas opiniões, comentem...