terça-feira, 24 de outubro de 2006
Coleccionar é aprender

Decorreu este fim-de-semana em Creixomil, uma exposição denominada “Coleccionar é aprender”, fruto de uma parceria entre a Associação de Pais de Creixomil e a ACOBAR (Associação de Coleccionismo de Barcelos). A iniciativa começou no sábado à noite pelas 21 horas, com uma palestra proferida pela Dra. Alcina Mesquita, professora do ensino básico e licenciada em psicologia e desenvolvimento educacional da Criança, a que se seguiu a abertura oficial da Exposição, que esteve patente durante todo o dia de Domingo, na Escola Primária de Creixomil.
Da palestra que a oradora denominou “ Conversas com pais”, analisaram-se de forma interpelativa as mais recentes reformas da Educação, nomeadamente o alargamento da escola até às 17:30, bem como um conjunto de outros aspectos que a penumbra do stress diário não permite aos pais observarem com atenção.
A exposição, permitiu aos adultos reviver os seus tempos de escola, revisitando manuais, objectos, mobiliário e até brinquedos usados no passado, e aos mais novos constatar as diferenças abissais existentes com a escola que hoje conhecem.
Esta iniciativa contou com a ajuda da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, do Agrupamento de Escolas de Vila Cova e de um conjunto de empresas que gentilmente financiaram o projecto.

Links: Escola EB1/JI de Creixomil, ACOBAR

enviado por: Nuno Sousa